192854326 O Coelho e o Elefante

O Coelho e o Elefante

(Adaptação do folclore indiano, dedicado à pequena princesa indiana Punarvi, aluna St.

John´s)

Era uma vez, em uma floresta na Índia, um jovem elefante e seu melhor amigo, o coelho, que era muito, muito maior que os coelhos comuns. Apesar da diferença em tamanho, pois o jovem elefante ainda era muito, muito maior que seu amigo, o muito, muito grande coelho, eles eram excelentes amigos e companheiros e gostavam de se divertir criando jogos de adivinhação. Um certo dia, o esperto coelho, que era muito, muito grande, perguntou a seu amigo elefante que, ainda assim, era muito maior que ele: “Qual de nós é maior, eu ou você?

”Ao ouvir tão boba pergunta, o elefante, que saboreava uma penca de deliciosas bananas docinhas e amarelinhas, quase engasgou de tanto rir. Quando conseguiu falar de novo, o elefante, que era muito, muito maior que o coelho, exclamou: “Você só pode estar brincando

comigo! Mesmo se você ficar na ponta dos pés, não conseguirá alcançar meus joelhos! ”

O coelho, porém, insistiu: “Isso é o que você pensa, meu caro companheiro e já que não conseguimos concordar nesta questão de tamanho, acho que precisamos de um juiz para decidir, o que você acha? ”

Pego de surpresa e achando aquilo tudo muito divertido, o elefante pensou por um momento e disse: “Sim, claro, claro, meu bom amigo, iremos até a vila e ouviremos o que os humanos pensam sobre isso. Dizem que os humanos são os animais mais espertos do mundo e capazes de julgar com sabedoria.

E assim, os dois amigos se dirigiram até a vila. Ao chegar, caminharam pelas ruas, entre os

moradores do local. Percebendo a dupla, alguns comentaram: “Vejam só aquele elefantinho,

ele parece tão pequenino! ”

Mas outros observaram: “Sim, realmente. Mas logo, logo ele crescerá e ficará enorme. Talvez se torne o maior elefante de nossas florestas indianas. ”

E então, alguém percebeu o coelho, e disse: “Olhem, olhem aquele coelho, ele parece muito,muito grande!

Animado com os comentários, o coelhão postou-se à frente do elefante, estufou o peito e esticou bem as orelhonas e, enquanto caminhavam, todos observavam: “Que pernas longas, que orelhas enormes! É o maior coelho que jamais vimos por aqui! ”

Ao ouvir esses comentários tão engrandecedores, o coelhão deu-se por satisfeito e disse ao

amigo elefante: “Os juízes já decidiram, agora podemos ir para casa. Eu sou um coelhão gigantesco e você é um elefantinho pequenininho”.

O elefante indignado, abanou várias vezes sua grande cabeça, assim como fazem os elefantes quando estão irritados. E seguiram os dois de volta para a floresta, o elefante em silêncio,refletindo sobre a esperteza do coelho, e o coelhão todo saltitante, feliz com o resultado da disputa. Caminhando pelas veredas, finalmente o elefantão, que era bonzinho, mas não podia deixar as coisas assim, levantou a enorme pata e bradou, em tom assustador, ao esperto coelho que ia na frente: “Desapareça daqui antes que um pequenino elefantinho como eu, esmague com minha pequena patinha um coelhão tão grande como você! O coelho, sem pensar duas vezes, chispou dali. E assim, tudo voltou ao normal naquela distante floresta na Índia.

Este conto do folclore indiano mostra que é possível sermos diferentes, ter ideias diferentes e perspectivas diferentes sobre a vida e sobre nós mesmos, mas isso jamais impedirá a harmonia, a tolerância, o respeito ao próximo e a boa convivência entre todos.

Esta estória envolve alguns aspectos do aprendizado que fomentamos em nossas escolas, tais como: a tolerância, que envolve a conscientização sobre nossas diferenças e a diversidade no mundo; o respeito, que é valorizar e apreciar a nós mesmos, o próximo e o mundo à nossa volta; e a integridade, que é o esforço que fazemos para sermos honestos e justos em todas as ocasiões.

(Tradução e livre adaptação feita por Ms. Anna Azevedo, de: “ The Hare and the Elephant”, autor desconhecido.)


0 views
ccccc.png

(11) 4551-4167

Primary

St. John´s International School

Av. Dona Cherubina Viana, 1735 - Vila Santo Antônio, Cotia - SP, 06708-360, Brazil

Infants

Little John

Av. Dona Cherubina Viana, 830 - Vila Santo Antônio, Cotia - SP, 06708-360, Brazil

(11) 4777-1428

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube ícone social

©2019 by St.John's International School.

Escola Internacional